quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Devoção a Maria


Muitas vezes somos questionados por nossos irmãos por que temos um amor especial por Maria, por que ao invés de pedimos diretamente a Jesus, pedimos a ela. Vamos lá explicar um pouco isso. Só Jesus Salva, essa é uma verdade que não podemos negar, nem nunca negaremos, pois ele mesmo disse que era o Caminho a Verdade e a Vida. Mas Maria entra na história da salvação como aquela que intercede por nós continuamente.
Maria uma jovem que tinha toda sua vida, para ser aproveitada, se deixa levar pelo plano de Deus. Analisemos um pouco Maria.
Quando recebeu o chamado tinha por volta de 16 anos, imagine, uma jovem que tem 16 anos, um casamento prometido, planos para seu futuro. Com certeza Maria fantasiava como seria seu casamento, devia imaginar que seria o momento mais lindo de sua vida. Aqui me permito fazer uma comparação com as jovens de hoje, quando vão casar, imagina a maior felicidade de sua vida, constitui uma família ao lado do amado. Maria não foi diferente, imaginava um futuro belíssimo ao lado de José. Mas aqui neste ponto entra a OBEDIÊNCIA A VONTADE DE DEUS.
Maria a criatura pensada, certo dia recebeu uma visita inesperada, um anjo que a chamava CHEIA DE GRAÇA, imagine Maria nesta hora, deve ter se perturbado bastante, como uma jovem de Nazaré poderia receber a visita de um anjo, mas ela atenta ouviu a saudação. Essa jovem que encontrou graça diante de Deus agora seria a Mãe do Salvador, em nenhum momento Maria disse não, salientando que ela podia dizer que não queria, como livre, mas abandonou-se a vontade de Deus, neste momento o Espírito Santo encarna nela. Qual a primeira atitude dessas que seria a mais agraciada das mulheres, vai servir, na mesma saudação sabe que Isabel, que já é de idade avançada, está grávida. Mas ela, tendo agora o filho de Deus no seu ventre, poderia muito bem dizer que não ia por que estava grávida, inventar alguma desculpa, mas não, como exemplo de uma pessoa que encontrou a Deus ela foi servir, e ficou três meses lá.
Maria aquela que sabe ouvir a palavra de Deus e coloca-la em prática. Sabia das perseguições, sabia que seu filho ia ser causa de divisões, tinha escutado isso de Simeão, mas vemos um exemplo de confiança no amor. Tornou-se a primeira discípula de seu filho, o seguiu por todos os cantos, pregou o amor junto com Ele, anunciou o reino, até o momento mais crucial, estava lá, na morte de seu filho. Imagine a dor de Maria vendo seu filho morrer na cruz, ver o seu sangue derramado, mas ficou lá confiante por que sabia que era a vontade de Deus. No momento da ressurreição, sabia que era Deus agindo.
E vendo tudo isso, me pergunto e lhes pergunto, será que Deus iria deixar uma pessoa que só foi amor, pregou o amor, nunca pecou, Imaculada, provar da morte? Claro que não. Por isso foi assunta ao céu, de corpo e alma, para junto de seu filho.
Por isso digo, ela é sim nossa mãe e com certeza pede incansavelmente por todos.
Maria foi a serva que se tornou Rainha, foi aquela que recebeu sua coroa de Glória por que abandonou-se inteiramente a vontade do Pai, e nos deixa esse exemplo que devemos nos abandonar a vontade do Pai, para recebermos a recompensa celeste.
Que a exemplo da Maria, e por sua poderosa intercessão possamos alcançar o céu.

Nossa senhora do Céu, nossa rainha e mãe da Fé, rogai por nós!

Só Cristo basta !

Pax et bonum

Marcos Júnior

Nenhum comentário: